segunda-feira, 4 de abril de 2011

A ESPADA DE DÂMOCLES


A liberdade de expressão pertence a todos, não importando a ideologia, muito menos a opção sexual. O politicamente correto as vezes manifesta sua ogeriza, quando reage empunhando a espada de Dâmocles. Certamente que Bolssonaro foi imbecil e estúpido nas suas declarações, mas representa, indubitavelmente, uma parcela da sociedade que pensa exatamente assim, porque assim é o Brasil. Seja facistóide e retrógrado nas suas concepções, bem como, seja progressista e vanguardista, não podemos, sob pena de sermos injustos, tolher a liberdade de quem quer que seja. Cada um deve falar o que pensa e ouvir o que não pensa. A reação da sociedade a este tipo de indivíduo foi expressiva na sua condenação a tal atitude, cabe ao Bolssonaro sofrer os vitupérios manifestados na mídia e nas entidades contra essa postura primitiva e barbárica, típica de mentalidade dacroniana afeito aos regimes totalitários. A esses, sem dúvida, resta-nos o desprezo, a distância e a repugnância ostensiva.

FERNANDO DE BARROS E SILVA
Fala tudo, Bolsonaro!
SÃO PAULO - O deputado Jair Bolsonaro é um tipo fascistão. Truculento, homofóbico, lida mal com as diferenças e os valores democráticos. Os gays, em particular, parecem deixá-lo "maluca" de raiva.
Sabe-se que indivíduos muito hostis ou agressivos, que se sentem ameaçados pela existência de homossexuais, costumam ser enrustidos. O ódio projetado no outro é apenas um sintoma, uma defesa contra si mesmo. Mas quem seria eu para suspeitar que existe uma "Jairzona" enjaulada na alma do capitão? O ser humano é complexo.
A polêmica envolvendo esse personagem de almanaque tomou, no entanto, outro rumo. Discute-se se ele, com suas palavras, praticou o crime de racismo e os limites da liberdade de expressão no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário