segunda-feira, 5 de março de 2012

O CARLISMO REVISITADO Lição I


O CARLISMO REVISITADO

Lição I
nossas armas são: o sacrifício, baseado no IDEAL. As armas inimigas são: Metralhadoras, bombas atômicas e etc. Nós estamos certos da Vitória, o inimigo, certo da derrota. A luta parece desigual, mas não é. A nossa constância, a nossa perseverança, a nossa fome constituem o baluarte da nossa fortaleza, que é a Pátria querida. Passado nove anos está a ICAB conhecida em todo o território nacional. Nestes nove anos fracassaram bispos e sacerdotes, que julgavam que a ICAB, consistia somente na celebração de missas e administração de sacramentos em português. Enganaram-se. A ICAB pôs por terra todos os dogmas, todos os concílios. Restabeleceu a veracidade do culto e do rito, deixando de enganar o povo. Sua base é a ciência e não dogmas". Carlos Duarte Costa, bispo do RJ, 1954. Revista “A LUTA”"Episcopado romano, o Clero, em geral; de outro lado estão os entreguistas, aqueles que estão sendo comprados pelo dólar Americano. Está a luta aberta. Conosco está o povo em geral. do outro lado, o Capitalismo religioso e não religioso. As... nossas armas são: o sacrifício, baseado no IDEAL. As armas inimigas são: Metralhadoras, bombas atômicas e etc. Nós estamos certos da Vitória, o inimigo, certo da derrota. A luta parece desigual, mas não é. A nossa constância, a nossa perseverança, a nossa fome constituem o baluarte da nossa fortaleza, que é a Pátria querida. Passado nove anos está a ICAB conhecida em todo o território nacional. Nestes nove anos fracassaram bispos e sacerdotes, que julgavam que a ICAB, consistia somente na celebração de missas e administração de sacramentos em português. Enganaram-se. A ICAB pôs por terra todos os dogmas, todos os concílios. Restabeleceu a veracidade do culto e do rito, deixando de enganar o povo. Sua base é a ciência e não dogmas". Carlos Duarte Costa, bispo do RJ, 1954. Revista “A LUTA”."Episcopado romano, o Clero, em geral; de outro lado estão os entreguistas, aqueles que estão sendo comprados pelo dólar Americano. Está a luta aberta. Conosco está o povo em geral. do outro lado, o Capitalismo religioso e não religioso. As... nossas armas são: o sacrifício, baseado no IDEAL. As armas inimigas são: Metralhadoras, bombas atômicas e etc. Nós estamos certos da Vitória, o inimigo, certo da derrota. A luta parece desigual, mas não é. A nossa constância, a nossa perseverança, a nossa fome constituem o baluarte da nossa fortaleza, que é a Pátria querida. Passado nove anos está a ICAB conhecida em todo o território nacional. Nestes nove anos fracassaram bispos e sacerdotes, que julgavam que a ICAB, consistia somente na celebração de missas e administração de sacramentos em português. Enganaram-se. A ICAB pôs por terra todos os dogmas, todos os concílios. Restabeleceu a veracidade do culto e do rito, deixando de enganar o povo. Sua base é a ciência e não dogmas". Carlos Duarte Costa, bispo do RJ, 1954. Revista “A LUTA”
nossas armas são: o sacrifício, baseado no IDEAL. As armas inimigas são: Metralhadoras, bombas atômicas e etc. Nós estamos certos da Vitória, o inimigo, certo da derrota. A luta parece desigual, mas não é. A nossa constância, a nossa perseverança, a nossa fome constituem o baluarte da nossa fortaleza, que é a Pátria querida. Passado nove anos está a ICAB conhecida em todo o território nacional. Nestes nove anos fracassaram bispos e sacerdotes, que julgavam que a ICAB, consistia somente na celebração de missas e administração de sacramentos em português. Enganaram-se. A ICAB pôs por terra todos os dogmas, todos os concílios. Restabeleceu a veracidade do culto e do rito, deixando de enganar o povo. Sua base é a ciência e não dogmas". Carlos Duarte Costa, bispo do RJ, 1954. Revista “A LUTA”nossas armas são: o sacrifício, baseado no IDEAL. As armas inimigas são: Metralhadoras, bombas atômicas e etc. Nós estamos certos da Vitória, o inimigo, certo da derrota. A luta parece desigual, mas não é. A nossa constância, a nossa perseverança, a nossa fome constituem o baluarte da nossa fortaleza, que é a Pátria querida. Passado nove anos está a ICAB conhecida em todo o território nacional. Nestes nove anos fracassaram bispos e sacerdotes, que julgavam que a ICAB, consistia somente na celebração de missas e administração de sacramentos em português. Enganaram-se. A ICAB pôs por terra todos os dogmas, todos os concílios. Restabeleceu a veracidade do culto e do rito, deixando de enganar o povo. Sua base é a ciência e não dogmas". Carlos Duarte Costa, bispo do RJ, 1954. Revista “A LUTA”
"Episcopado romano, o Clero, em geral; de outro lado estão os entreguistas, aqueles que estão sendo comprados pelo dólar Americano. Está a luta aberta. Conosco está o povo em geral. do outro lado, o Capitalismo religioso e não religioso. As nossas armas são: o sacrifícoo, baseado no IDEAL. As armas inimigas são: Metralhadoras, bombas atômicas e etc. Nós estamos certos da vitória, o inimigo certo da derrota. A luta parece desigual, mas não é. A nossa constância, a nossa perseverança, a nossa fome constituem, o baluarte da nossa fortaleza que é a pátria querida nossas armas são: o sacrifício, baseado no IDEAL. As armas inimigas são: Metralhadoras, bombas atômicas e etc. Nós estamos certos da Vitória, o inimigo, certo da derrota. A luta parece desigual, mas não é. A nossa constância, a nossa perseverança, a nossa fome constituem o baluarte da nossa fortaleza, que é a Pátria querida. Passado nove anos está a ICAB conhecida em todo o território nacional. Nestes nove anos fracassaram bispos e sacerdotes, que julgavam que a ICAB, consistia somente na celebração de missas e administração de sacramentos em português. Enganaram-se. A ICAB pôs por terra todos os dogmas, todos os concílios. Restabeleceu a veracidade do culto e do rito, deixando de enganar o povo. Sua base é a ciência e não dogmas". Carlos Duarte Costa, bispo do RJ, 1954. Re. Passado nove anos.............. ........,

Fase de transição mundial, crise global e ideológica na repartição geopolítica das potências hegemônicas e militares, de um lado o capitalismo sob o domínio norte americano e de outro o domínio sino-russo entre China e URRS, começo da guerra fria. O ocidente sob o imperativo do cristianismo aberto e democrátrico e, o Oriente sob o domínio do ateísmo de estado; duas visões diametralmente opostas, uma sob a marca do capital financeiro explorador e propulsor da mais-valia, concentrador dos meios de produção e o outro de economia estatal com a ditadura do proletariado sob a visão do marxismo-leninismo no qual, a distribuição de renda e riqueza seria baseada na igualdade de classes; o socialismo preconizado e implando a ferro e fogo com a derrocada do ksarismo na Rússia e o império na China. Este é o quadro da geopolítica internacional.
O Brasil sob o regime de Vargas remanescente do nazi-facismo, agora , governado por Café Filho que participou do grupo varguista e, a derrocada de Hitler e Mussolini, caminha como aliado dos EUA, isso pelos idos de 1954; UDN, pressão salarial, aprovação de 100% de aumento para o salário mínimo etc..., são fatores determinantes para a queda de Vargas.
O Brasil aliado dos EUA e a ele submetido fornece condições para a denúncia profética de Dom Carlos Duarte Costa entre o ‘capitalismo religioso e não religioso’ e o povo brasileiro, neste texto ainda não temos nenhuma referência explícita ao socialismo soviético, mas o “povo” como referência de sua luta. Talvez por prudência em vista do regime varguista que definhava e a expansão norte-americana cada vez mais presente.
A “luta que parece desigual” e a certeza de quem acredita e convencido está da providência divina, pois as suas armas são virtuais, no sentido estrito de virtude:”constância, perseverança e fome, como baluarte de fortaleza”. O homem escolado nas lutas e adversidades, ladino na defeza de suas ideias e íntegro nas suas intenções, de cuja praticidade emerge o baluarte de sua persistência, a ICAB e a sua expansão, demonstra a altivez, a determinação, e a certeza de seus propósitos políticos e eclesiais.
Político, porque bem demonstra o propósito de seu movimento, que não se diminui, nem se apequena, porque não condiz apenas como mais uma instituição cuja função seja sacramentalista, não, a ICAB não se reduz a isso, nem disso separa-se, mas acima de tudo ou, sobretudo, é um bastião que “pôs por terra todos os dogmas, todos os concílios”, é o grito de libertação político-ideológico sobre Roma, porque entreguista e conivente com a ação destruidora da guerra e da exploração, da doutrina absolutista da infabilidade, do controle auricular dos confissionários e da nefanda obrigatoriedade celibatária.
Conjugando esses dois fatores: eclesialidade e política, a ICAB surge como pioneira e precursora da “teologia da libertação” em 1945, ano de sua organização com a marca do nacionalismo.
Ficam-nos, as lições que São Carlos nos legou e que resgatamos para a informação e assunção de seu pensamento entre nós, como icabenses e filhos do carlismo, atributos indissociáveis na missão que ora se impõe na sociedade contemporânea, pela atualíssima lição que emana de seus escritos.
Pe. Sergio Nunes, ICAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário